quinta-feira, 23 de outubro de 2014



AYO SALAMI (Ifaloore)




Hoje quando fiquei sabendo da morte do grande escritor Ayo Salami, por algum tempo me deixei tomar por um raciocínio pratico, mas sem sentindo, imaginei porque os bons morrem primeiro?

Durante esse tempo que faço parte da rede social me roubaram o meu perfil, as minhas fotos, os meus textos e até a minha história. Me roubaram as fotos dos meus assentamentos, roubaram os meus projetos e até o houve o caso de um que roubou meu blog inteiro.

O desrespeito é tamanho que outro dia uma pessoa discutiu comigo sobre uma frase que eu postei faz três anos, ela afirmou que a frase era parte de um texto que ela tinha acabado de criar.
A falta de respeito com a propriedade intelectual chama a atenção, e as pessoa que copiam seus textos e simplesmente colocam os nomes dela.

No nosso país a falta de cultura só perde para a falta de respeito, homens e mulheres que se dizem sacerdotes usam da religião para tirar vantagens, falta de pudor e desejos incontidos se complementam com fotos que retratam poucas roubas e muita ousadia.

Muitos desses indivíduos ocupam espaços trabalhados por poucos usando frases e textos bem conhecidos como forma de justificar o seu saber.

Essa pessoas sem escrúpulos se misturam nas páginas das redes sociais e com seus comportamentos, usam propriedades intelectuais, ideias e projetos de outras pessoas com tanta naturalidade que assusta.

Se passando por religiosos ele conseguem iludir um pequeno grupo de desavisados e pagam um alto preço por alguns minutos de sucesso, comprometendo a sua dignidade eles deixam retratado nas mais diversas páginas as suas incapacidades, que são vistas por quem atento está.

Essas pessoas que são vítimas da falta de escrúpulos terminam escrevendo tantas vezes as mesmas mentiras que incorporam a ideia como sendo verdade.

Como entender o que elas sentem em atribuir a elas a autoria de um trabalho que elas não participaram da criação e que desconhecem o teor.

Em conversa com alguns amigos percebi que não sou o primeiro a passar por isso, parece até que comumente pessoas que adquirem alguma projeção terminam vitimados pela mesma situação.
Soube que o consagrado escritor Ayo Salami enfrentou várias vezes durante a sua vida pessoas mal intencionadas que copiaram parte do seu trabalho.

Imagina agora com a sua morte o que vai acontecer, certamente muito do que ele escreveu vai ser adulterado e supostos autores devem aparecer se intitulando proprietários do trabalho desse grande homem.

Nos resta pedir a Olódùmarè que acalme o seu espirito e que conforte sua família, ele nos deixou, mas vários, assim como eu seguirão escrevendo influenciados pelo seu trabalho.

Sun re o