sexta-feira, 22 de março de 2013

Esclarecimentos


Pergunta Iya Apetebi Ifakemi Agboola


Aboru aboye Babalawo Ifagbaiyin

As vezes vejo pessoas discutirem o q pouco conhece,Babalawo Ifagbaiyin vc trouxe a religiao traficional para o

sul, pode falar as diferenças entre ser de ifa e da religiao tradicional, afinal se,eu vou a Roma falo com o papa e 

se vou ao sul me iniciar em ifa falo com o Babalawo Ifagbaiyin.

Ire o


Resposta Babalawo Ifagbaiyin Agboola


Aboru aboye Iya apetebi Ifakemi
Em toda a historia da religião dos orisas no sul do país, não nenhum relato de um babalawo iniciar pessoas no culto a ifá, egungun, iya mi e outros orisas na religião tradicional yoruba, antes do Babalawo Ifagbaiyin, isso aumenta muito a responsabilidade, que carrego nos ombros, o fato de ser o primeiro torna vc, vitima de criticas de pessoas sem nenhuma informação, vamos analisar a questão do processo transitório das pessoas que foram iniciados no batuque e vivenciam o processo de iniciação em ifá e outros princípios conforme a religião tradicional yoruba.

1-     Se vc foi iniciado para um orisa no batuque ou candomblé há alguns anos e hoje cultua ifá, isso o torna membro da religião tradicional yoruba?

Resposta é claro que não, a iniciação em ifá não destrói o elo de ligação que vc tem com o seu orisá, as religiões devem somar e não dividir, essas afirmações podem ser definidas como uma total ignorância dos fatos.

Exemplo:

Se tem ifá e o seu correspondente dentro dos princípios yorubanos, mas o seu orisa olori ainda permanece sem odu e elementos que podem caracterizar um assentamento da RTY, é evidente que vc não faz parte da Religião Tradicional Yoruba.

Assim como muitos mulçumanos na Nigéria se iniciam em ifá para receber uma orientação no tocante a sua vida financeira e pessoa e permanece dedicados a Alá, o mesmo acontece no batuque e no candomblé ou umbanda.

É evidente que pessoa inteligente não vão manipular rituais incompatíveis.

2-     Nos últimos três anos iniciei varias pessoas nos mais diversos seguimentos em nosso país, viajei por vários estados e não tenho nada para esconder.

Foram iniciados:
 pessoas em orisa, isefas, itefas,egungun, iya mi

A única pessoal salvo, o Babalawo Ifagbaiyin e a Iyanifa Ifakemi, assentados na RTY, que pode se dizer da RTY no Rio Grande do Sul, é minha filha Virginia de Obatala Iya Apetebi do Salako Ifatunde Awoyemi Agboolá Fashina

3-     Você pode ser católico e iniciado em ifá, resumindo, NÃO PRECISA SER DA RTY, para ser iniciado em ifá. Um mulçumano pode ser iniciado em egungun e cultuar seus antepassados, uma evangélica pode ser iniciada em iya mi para evitar os ajoguns em seu caminho e continuar orando no culto evangélico, sem problema.

4-     Enfim IFÁ  é para todos!